quarta-feira, 28 de outubro de 2009

F6 e F6A






O F6 foi o carro projetado por Ralph Bellamy para a equipe brasileira disputar a temporada de 1979, um carro lindo, apelidado de "concorde" em alusão ao avião supersônico, porém não andava nada, o carro sofria muito com um chassis muito mole, que se torcia todo quando o motor cosworth despejava sua potência, durante o ano tentou-se resolver o problema, o carro chegou ter versões bem diferentes, os F6A, mas realmente o projeto nasceu "morto" e o time voltou a usar o carro de 78.
Aqui os F6, kit RTN, e dois F6A, um com motor carenado e outro na versão de motor exposto, conversões feitas em casa, escala 1/20 como sempre.
Here we have one of the most beautiful F1 cars all time, the Copersucar F6 and F6A from 1979, kit RTN and home made conversions, 1/20th scale.

3 comentários:

  1. É, o Ralph Bellamy deve ter faltado às aulas de Resistência dos Materiais, pois tanto o F-6 quanto o Lotus "Texaco Star" 74, torciam os chassis.
    Fico imaginando como teria sido o F-6 sem esse problema pois a aerodinâmica dele era excelente.

    ResponderExcluir
  2. Exato, sou outro que adoraria ver este carro sem o problema de torção, acho que andaria muito.
    Falando de equipe Fittipaldi, há ainda aquele boato de que a Cosworth entregava para o Emerson e o Wilsinho motores com 30hp a menos que os das equipes inglesas, mas isto é outro papo...
    Abraço,
    MT.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade a questão de resistência dos chassis há época era solução de bem poucos... Gordon Murray e Patrick Head (e seus auxiliares) foram que resolveram bem essa questão - a Ligier também tinha um excelente chassi. O resto sofria com o efeito solo, que grudava o carro no chão a ponto de diminuir a velocidade máxima bastante, mas desenvolver incrível velocidade em curva, e daí o chassi torcia, etc. Na época não se usava liga de carbono ou composito.

    ResponderExcluir